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Como um chargeback é debitado na Avizz
Como um chargeback é debitado na Avizz

Entenda como a Avizz realiza o débitos de Chargebacks dentro da plataforma.

Atualizado há mais de uma semana

Quando ocorre um chargeback ou estorno em sua operação, a Avizz debita o valor da transação de sua quantia disponível para saque ou antecipação para realização do reembolso ao seu cliente, dependendo de onde o valor do pedido estiver. Caso o débito seja superior ao disponível, você ficará negativado até seus valores em Reserva Financeira serem liberados. Caso sua Reserva também não seja o suficiente, é necessário quitar seus débitos. Saiba mais clicando aqui.

Quando ocorre um chargeback em sua operação, o valor total da transação é separado em dois débitos, um com o valor original recebido em sua conta, e outro com as taxas de processamento e parcelamento da plataforma. Esse débito ocorre assim que o chargeback é recebido, independente se o mesmo for disputado posteriormente. Para saber mais sobre os status, acesse este artigo.

Por exemplo: se um cliente realiza uma compra de R$100,00, você receberá R$95,00 em sua conta, e a Avizz recebe R$5,00 como taxas de processamento. Se ocorrer um Chargeback, você é debitado do valor total da transação, neste exemplo de R$100,00, em dois débitos separados, um de R$95,00, e outro de R$5,00, e a Avizz continua recebendo o valor das taxas de processamento.

Ou seja, quando ocorre um chargeback em sua operação, você tem um prejuízo, pois mesmo tendo recebido R$95,00 neste exemplo, você realiza o estorno do valor total do pedido, de R$100, ao seu cliente final. Isso ocorre pois a Avizz realizou o processamento da transação, e possuímos custos operacionais que devem ser sanados, como taxas à emissoras de cartão de crédito e sistemas de análise antifraude, por exemplo

Obs.: No exemplo acima, utilizamos uma taxa de 4,99%, mas essa não necessariamente será a taxa cobrada.

Você pode consultar seus chargebacks e seus débitos seguindo os seguintes passos:

  1. Selecione Transações no menu lateral esquerdo.

  2. Clique em Forma de Pagamento.

  3. Selecione Cartão de Crédito.

  4. Selecione o status Estornado, Chargeback e em Disputa, os dados que desejar que apareçam no relatório (ao realizar essa exportação, a planilha gerará pedidos estornados e chargebacks).

Você também pode criar um relatório específico para chargebacks, onde você filtra o período selecionado e o sistema exibirá diversos dados.

Para gerar um Relatório de Chargebacks, basta seguir os seguintes passos:

  1. Selecione Transações no menu lateral esquerdo.

  2. Clique em Forma de Pagamento.

  3. Selecione Cartão de Crédito.

  4. Selecione o status Chargeback e em Disputa.

  5. Selecione o período que você deseja visualizar os chargebacks (caso seja mais de um mês, as informações mensais serão separadas em colunas).

Assim que você entra na Página Inicial, você pode visualizar seu Índice de Chargebacks e Pré-chargebacks.

Quando você filtra o período desejado, o sistema relata as principais informações sem precisar realizar a exportação da planilha. As informações geradas são:

  • Período selecionado.

  • Índice de chargebacks naquele período.

  • Índice de pré-chargebacks naquele período.

Para evitar um alto índice de chargebacks em sua operação, confira este artigo.

Para entender o que é um Chargeback, acesse este artigo.


Obs.: A Avizz monitorará o índice de chargeback do seu estabelecimento (total de vendas por cartão/total de chargebacks) como indicativo da saúde de sua operação. Como subcredenciadoras, somos corresponsáveis e passíveis de penalidades junto às bandeiras quando há índices excessivos. Recomendamos que siga as orientações listadas para manter seu índice abaixo de 1,5%, pois patamares superiores serão passíveis de notificação do setor de Crédito

Alguns chargebacks não são contestáveis. Se quiser saber como evitar um chargeback, confira este artigo. Caso queira contestar um chargeback, confira este artigo. Para entender melhor os status de chargeback dentro da plataforma, confira este artigo.

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